A que fim destinamos este Blog

Desde quando somos concebidos, Deus designa um Anjo Custódio para nos proteger e acompanhar durante toda a nossa vida. Quando morremos, é nosso Anjo da Guarda que nos leva ao Céu, e somente lá termina sua missão. Infelismente, no estado moral lastimável em que se encontra o homem de hoje, a fé muitas vezes é misturada com superstição. Essa mistura supersticiosa pode ser por ignorância ou mesmo por maldade (pelos inimigos da Igreja) que não podendo "destruir" as coisas de Deus, inventam e deturpam a realidade admirável dos Anjos: inventam "a hora em que o anjo ouve sua prece", difundem ou mesmo desenham e esculpem imagens de anjos com fisionomias estranhas ou misteriosas. Em época de decadência moral os anjos sempre foram perseguidos: Nas cidades de Sodoma e Gomorra quando dois Anjos foram avisar Lot que saísse com sua família por que o Senhor iria destruír aquelas cidades, os habitantes queriam adentrar na casa de Lot para fazer mal aos Anjos (Gênesis 19, 5-8), tal o vício do pecado naquela região.

Mas nós Católicos devemos separar o "joio do trigo" e devemos repudiar as distorções supersticiosas sobre os anjos e nos afastar das estampas e imagens de anjos estranhas à nossa fé.

Por isso convido a TODOS: CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS a venerarem verdadeiramente o seu anjo da guarda, não com superstição, mas como ensina a Santa Doutrina Católica Apostólica Romana.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Antiga Pia Associação dos Santos Anjos

A antiga Associação dos Santos Anjos, era uma associação de leigos para o ingresso de meninas de 7 a 10 anos de idade. Uma de suas sedes era no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (no bairro de Belenzinho, São Paulo, SP). Nesse colégio havia uma capela muito bonita e uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora magnífica. As crianças eram admitidas como “aspirantes” recebendo uma fita branca para colocar no pescoço contendo uma medalha benta com Maria Auxiliadora de um lado e o Anjo da Guarda do outro.


Posteriormente eram recebidas como “associadas”; sendo que neste caso a fita banca era substituída por uma vermelha com a mesma medalha. Depois, caso a jovem queria continuar, deveria passar a ser “aspirante” das Filhas de Maria e depois como “Filha de Maria” propriamente. O Movimento das Filhas de Maria era muito bonito nas igrejas, e até hoje encontramos pessoas que ainda mantém as fitas penduradas nos ombros com a belíssima medalha.

O que faziam as crianças? Brincavam, jogavam pingue-pongue, e recebiam orientação religiosa com os ensinamentos de São João Bosco – mestre na arte de fazer apostolado com crianças. Eram supervisionadas pelas Filhas de Maria Auxiliadora.

Como era maravilhoso ver as crianças correndo, sorrindo, contentes, crescendo com amizades sadias e nos ensinamentos da Santa Igreja.

Conheci uma mulher que pertenceu a Associação dos Santos Anjos, mas ela não me autorizou a divulgar seu nome por humildade. Porém, sem identifica-la, posso dizer que vi de perto sua personalidade: Mãe esplendorosa e extremamente carinhosa com seus três filhos. Todos eles com uma sólida formação religiosa, pois haviam aprendido o caminho da virtude e da retidão. Uma educação exemplar. Ao conversar com essa Senhora sobre a Associação dos Santos Anjos, fiquei totalmente convencida da grandeza e importância dessa associação. Daí surgiu a idéia de fazer este Blog, para levar um pouco para outras pessoas essas maravilhas que a Santa Igreja Católica nos dá.Que Deus, pela intercessão de Maria Santíssima, abençoe essa Mulher e sua família, pois ela foi a pessoa que fez apostolado comigo e me ensinou a ser Católica Apostólica Romana.

3 comentários:

  1. Agradeço o elogio, fico muito feliz que tenha gostado dos meus textos.
    Deus te abençõe, com muita paz.
    Juliana.
    http://escritorajuliana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, agradeço muito por ter colocado meus blog na lista dos que recomenda.
    Que Deus te abençõe e que continue sempre firme no trabalho para nosso Senhor Jesus Cristo.
    Juliana.
    http://escritorajuliana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Essa associação dos Santos Anjos ainda existe em alguma Igreja?

    ResponderExcluir