A que fim destinamos este Blog

Desde quando somos concebidos, Deus designa um Anjo Custódio para nos proteger e acompanhar durante toda a nossa vida. Quando morremos, é nosso Anjo da Guarda que nos leva ao Céu, e somente lá termina sua missão. Infelismente, no estado moral lastimável em que se encontra o homem de hoje, a fé muitas vezes é misturada com superstição. Essa mistura supersticiosa pode ser por ignorância ou mesmo por maldade (pelos inimigos da Igreja) que não podendo "destruir" as coisas de Deus, inventam e deturpam a realidade admirável dos Anjos: inventam "a hora em que o anjo ouve sua prece", difundem ou mesmo desenham e esculpem imagens de anjos com fisionomias estranhas ou misteriosas. Em época de decadência moral os anjos sempre foram perseguidos: Nas cidades de Sodoma e Gomorra quando dois Anjos foram avisar Lot que saísse com sua família por que o Senhor iria destruír aquelas cidades, os habitantes queriam adentrar na casa de Lot para fazer mal aos Anjos (Gênesis 19, 5-8), tal o vício do pecado naquela região.

Mas nós Católicos devemos separar o "joio do trigo" e devemos repudiar as distorções supersticiosas sobre os anjos e nos afastar das estampas e imagens de anjos estranhas à nossa fé.

Por isso convido a TODOS: CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS a venerarem verdadeiramente o seu anjo da guarda, não com superstição, mas como ensina a Santa Doutrina Católica Apostólica Romana.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Hierarquia Angélica


Deus criou os anjos em hierarquia e os colocou em três ordens.
Existem nove coros angélicos divididos nessas três ordens.
Os Anjos são representados de várias formas.
Na liturgia de São João Crisóstomo, descreve-se os Serafins e os Querubins da seguinte forma: “Querubins e Serafins com seis asas e múltiplos olhos, sublimes, alados...”

No livro do Profeta Ezequiel, lemos:“No meio deste mesmo fogo, aparecia uma semelhança de quatro animais, cujo aspecto tinha a semelhança do homem. Cada um tinha quatro rostos e cada um quatro asas.” (Ezequiel capítulo 1, versículos 5 e 6)

Vemos São Miguel Arcanjo com longas asas. Asas fortes e compridas. Mas também vemos representados os anjos da guarda como anjinhos com asas pequenas, como que crianças com asas. Tudo isso para representar a hierarquia angélica e a vocação de cada um dos coros.Tudo isso é muito bonito.

Alíás quem faz a consagração a Jesus Cristo por Nossa Senhora, tem dois anjos da guarda: o próprio anjo da guarda, e um outro do coro de São Gabriel que zela pelas coisas que são de Nossa Senhora. Eis mais uma grande vantagem de fazer a consagração. (Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem – São Luiz Maria Grignion de Montfort).

A HIERARQUIA CELESTE:

Dionísio admitiu que é o grau de conhecimento que os anjos tem de Deus, que lhes confere a posição que ocupam na hierarquia celeste.Para entender Deus devemos pedir sabedoria. Nossa Senhora é a Sede da Sabedoria (Ladainha de Nossa Senhora). Pois foi Nela que habitou a Sabedoria Encarnada, Jesus Cristo.O conhecimento que os Anjos tem de Deus. Esse conhecimento angélico é uma participação da Sabedoria Divina, uma fulguração intelectual luminosa conhecida como ILUMINAÇÃO.

ILUMINAÇÃO é o ato pelo qual um anjo superior dá a conhecer a um outro inferior.Essa participação, segundo Dionísio, é imediata nas hierarquias ou categorias primeiras dos anjos e chega às menores pela mediação das Superiores ou Intermediárias.Eles contam, mas as classes inferiores entendem apenas o que é dado a eles entenderem. E eles entendem segundo a sua posição no céu.

CONHEÇAMOS OS ANJOS:

TERCEIRA ORDEM (Serafins, Querubins e Tronos)

SERAFINS:

São Francisco de Assis foi um santo de tal envergadura que ocupa um lugar de Serafim no céu. É chamado de Santo Seráfico.

Os Serafins contemplam Deus, o Amor Supremo. Vivem do Amor Divino. Seu ofício é amar a Deus e cantar-Lhe louvores. Comunicam aos demais Coros o FOGO DO AMOR DE DEUS.“Os Serafins estavam por cima do trono; cada um deles tinha seis asas; com duas cobriam a sua face, com duas cobriam os pés e com duas voavam. Clamavam um para o outro e diziam: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus dos exércitos, toda a terra está cheia da sua Glória” (Isaias 6, 2-3)

Santos Anjos Serafins, dai-nos o Fogo do Amor de Deus e um arrependimento perfeito dos nossos pecados.

QUERUBINS:

Uma vez um anjo muito luminoso apareceu para um Santo e este tão impressionado se jogou por terra adorando a aparição pensando que fosse o próprio Deus. O Anjo lhe disse: "não me adores, pois não sou Deus, mas criatura de Deus".

Que maravilha é o ser angélico, que pureza, tão puro que o homem se sente um pó perto de um anjo.

Os Querubins recebem diariamente Raios da Sabedoria de Deus. Estão cheios de Sublimidade e Ciência de Deus. Seu entendimento é um tesouro de Luz e de Verdade. Tem a missão especial de transmitir Sabedoria.

Quando Adão e Eva foram expulsos do Édem, Deus “pôs diante do paraíso de delícias, querubins brandindo uma espada de fogo, para guardar o caminho da Árvore da Vida.” (Gêneses 3, 24).

Os Querubins, segundo Dionísio, tem a prerrogativa de contemplar o Poder de Deus. “Querubim” vem de um vocábulo Acádio que quer dizer “semi-deus”. O trono do Papa é guardado por quatro querubins.

Santos Anjos Querubins, dai-nos Sabedoria para não cairmos em tentação.

TRONOS:

Nas Sagradas Escrituras consta: “Vi vários Tronos diante de Deus.” Os Tronos contemplam a Deus em sua puríssima essência. Sorvem torrentes de Amor e Sabedoria e recebem as ordens para comunica-las ao coro das Dominações. São como que um Trono onde repousa simbolicamente Deus. Os Tronos assistem os Bispos e as Dioceses, os Governantes e as comunidades de clausura.

Santos Anjos do Coro dos Tronos, protegei nossos Bispos e a nossa Igreja.

SEGUNDA ORDEM (Dominações, Virtudes e Potestades)

DOMINAÇÕES:

Os anjos do Coro das Dominações fazem cumprir a Vontade do Senhor em todos os espíritos dos coros inferiores e no mundo. São Administradores dos quais Deus se serve para governar o Mundo. Foram considerados generalíssimos dos Exércitos Angélicos servindo a Deus, que possui a Dominação Suprema, sobre tudo quanto existe. São a alta nobreza celeste.

Santos Anjos do Coro das Dominações fazei-nos sempre cumprir a Vontade de Deus.

VIRTUDES:

É por meio deste coro que Deus preside o universo. Tem o poder de acalmar a fúria dos mares e a força dos ventos. São eles que ajudam os pecadores arrependidos de se preservar no bem.

Santos Anjos do Coro das Virtudes, protegei nossa família.

POTESTADES:

São os anjos que vencem o poder dos demônios. Removem os obstáculos que podem impedir a execução dos desígnios de Deus.Santos Anjos do Coro das Potestades, afastai-nos sempre do maligno.

TERCEIRA ORDEM (Principados, Arcanjos e Anjos)

PRINCIPADOS:


São os anjos custódios das comunidades. São Generais do exército do Rei do Universo que protegem as Nações.


Santos Anjos do Coro dos Principados, protegei nossa pátria.

ARCANJOS:

São para missões extraordinárias, como comunicação dos mistérios da fé e
revelações de realidades acima da compreensão da razão humana. Conhecemos três arcanjos: São Miguel, São Rafael e São Gabriel.Santos Anjos Arcanjos, sede nossos protetores.

ANJOS:

São emissários, mensageiros e guardiões de cada criatura humana. Participam em tudo o que o homem faz.Santos Anjos Custódios, protejam nossa saúde, nossos caminhos e nossa vida.

Obras consultadas:Os Anjos – uma Realidade Admirável – Archibald Joseph Macintyre e Bíblia Sagrada.

2 comentários:

  1. rezo aos anjos para ter , de graça , livros sobre anjos , com consagraçoes a eles !

    ResponderExcluir
  2. Ha um belissima consagraçao aos Santo Anjos no livro do professor de engenharia da PUC , Archibald Joseph Macintyre . Que os Santos Anjos espalhem esta consagraçao em toda a Internet , em tudo que é lugar !

    ResponderExcluir