A que fim destinamos este Blog

Desde quando somos concebidos, Deus designa um Anjo Custódio para nos proteger e acompanhar durante toda a nossa vida. Quando morremos, é nosso Anjo da Guarda que nos leva ao Céu, e somente lá termina sua missão. Infelismente, no estado moral lastimável em que se encontra o homem de hoje, a fé muitas vezes é misturada com superstição. Essa mistura supersticiosa pode ser por ignorância ou mesmo por maldade (pelos inimigos da Igreja) que não podendo "destruir" as coisas de Deus, inventam e deturpam a realidade admirável dos Anjos: inventam "a hora em que o anjo ouve sua prece", difundem ou mesmo desenham e esculpem imagens de anjos com fisionomias estranhas ou misteriosas. Em época de decadência moral os anjos sempre foram perseguidos: Nas cidades de Sodoma e Gomorra quando dois Anjos foram avisar Lot que saísse com sua família por que o Senhor iria destruír aquelas cidades, os habitantes queriam adentrar na casa de Lot para fazer mal aos Anjos (Gênesis 19, 5-8), tal o vício do pecado naquela região.

Mas nós Católicos devemos separar o "joio do trigo" e devemos repudiar as distorções supersticiosas sobre os anjos e nos afastar das estampas e imagens de anjos estranhas à nossa fé.

Por isso convido a TODOS: CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS a venerarem verdadeiramente o seu anjo da guarda, não com superstição, mas como ensina a Santa Doutrina Católica Apostólica Romana.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Matrimônio e Patrimônio



Na ordem da criação, depois de ter criado todo o universo com tudo o que nele contém, Deus criou o Homem para governa-lo. “Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra” (Gênesis, 1,26)

Dessa forma, Deus queria que houvesse uma hamonia hierárquica na ordem da criação. E para que Adão fosse o rei supremo, não fez Eva como fez Adão, mas de Adão tirou Eva. “E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem. Eis agora aqui, disse o homem, o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem.” (Gênesis, 2, 22-23)

Deus lhe deu Eva para lhe ajudar a governar as coisas criadas.

No entanto, aqui está a sabedoria:

A mulher, com sua delicadeza, com seu carinho, com sua sabedoria maternal, ensina seus filhos e ajuda o seu esposo com ternura. De Mãe, fala-se em MATRIMÔNIO (que encerra em si todas as qualificativas ditas acima). MATRIMÔNIO, o governo da mãe.

O homem, com seu senso de governo – para isso foi criado -, com sua generosidade e sua sabedoria de liderança, ensina seus filhos e auxilia sua mulher. De Pai, fala-se em PATRIMÔNIO (pois todo o governante deve reinar sobre suas coisas, seu patrimônio). PATRIMÔNIO, o governo do pai.

MATRIMÔNIO e PATRIMÔNIO, duas palavras sobre o qual é fundada uma família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário